Proprietários e gerentes de restaurantes que buscam maneiras de melhorar o atendimento de seus estabelecimentos podem recorrer à automatização dos processos. Isso é feito com a adoção de um sistema de controle de mesas que tende a tornar o trabalho mais ágil, dinâmico e com menor incidência de erros. Entenda o que é e como ele contribui para esse serviço.
O que é um sistema de controle de mesas para restaurantes?
O sistema de controle de mesas para restaurantes e estabelecimentos do gênero tem como principal objetivo a automatização dos processos relacionados ao gerenciamento do local, como o atendimento de clientes, a entrada e saída de produtos e serviços e o controle de fluxo de caixa.
Basicamente, o sistema conta com um módulo que recebe pedidos de venda por meio do controle de cada mesa do restaurante, desde a abertura da comanda, a chegada dos pratos, o fechamento do serviço e a saída dos clientes confirmada pelo pagamento.
As principais funções
Um sistema de controle de mesas adequado para qualquer estabelecimento precisa ter algumas funcionalidades básicas para garantir o atendimento, como a solicitação de pedidos via computador ou dispositivo móvel, gerenciamento de todas as mesas e comandas e impressão de pedidos para a cozinha e caixa.
Existem também algumas funções importantes que atendem certas necessidades que surgem na rotina de um restaurante. São eles: pagamentos parciais, gerenciamento da comissão dos atendentes, transferência otimizada de itens para outra comanda ou mesa e eventual mudança de mesa.
Vantagens do uso do sistema
Existem diversas vantagens em adotar um sistema como esses. Uma delas é a agilidade no atendimento, já que os pedidos são enviados automaticamente para a cozinha e para o caixa. Dessa forma, o garçom pode atender outras mesas sem a necessidade de levar as anotações para esses pontos.
Outro fator positivo está relacionado à personalização dos pedidos. É comum em restaurantes que os clientes façam pequenas alterações em seus pratos, como a retirada ou a inclusão de um ingrediente, por exemplo. Isso se torna muito mais prático e com menor chance de erro com um sistema automatizado.
Adequação
Apesar de tornar todos os processos automatizados, o sistema de controle de restaurantes é simples de usar e não requer nenhum conhecimento aprofundado de informática. Isso porque utiliza os equipamentos comuns do dia a dia (computador e smartphone) e funções otimizadas para o atendimento rápido.
Mas para que tudo funcione da maneira correta, é importante que todas as pessoas envolvidas no processo (gerentes, atendentes, cozinheiros, entre outros) passem por um treinamento básico sobre a utilização do sistema – geralmente oferecido pela empresa responsável pelo programa.
O que fazer para ter um sistema de controle?
Caso queira ter um sistema de controle de mesas em seu restaurante, o mais indicado é procurar uma empresa que forneça esse tipo de serviço. Ela deve oferecer as garantias e o suporte técnico de que precisa para garantir a otimização dos processos em seu estabelecimento.
Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?