Precificação de produtos correta na loja de Material para Construção

A precificação de produtos é um grande desafio para diversas empresas, pois precisam corresponder com os gastos da empresa e a expectativa de compra do cliente. Muitos negócios se perdem na hora de realizar essa conta e acabam com grandes prejuízos.

Para isso, explicamos o que é a precificação, qual a importância para seu negócio e três dicas para adotar na hora de precificar.

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O que é precificação de produtos?

A precificação de produtos nada mais é do que o processo de estabelecer valores para os produtos vendidos em loja. No entanto, esse processo é feito com diversos parâmetros e medidas para garantir que o preço final seja o melhor estabelecido.

Lidar com o processo de precificação é tentar um retorno financeiro assertivo para seu negócio. Para isso, se considera alguns conceitos como lucro, faturamento, os valores da concorrência, entre outros.

Assim, a precificação de produtos deve considerar todas as variantes e chegar a um valor final lucrativo, mas que seja agradável para o consumidor.

Lembrando que precificar os produtos não ocorrerá apenas uma vez, o fator da variação do mercado é analisado neste processo e interfere na mudança dos preços constantemente.

 

Qual a importância da precificação de produtos?

Garantir um bom preço em seus produtos é primordial para que o desenvolvimento financeiro da empresa continue. De forma que, um valor acima do mercado, cria desistência entre os consumidores, afetando as vendas, no entanto, o valor abaixo do esperado não consegue sustentar os gastos variáveis e fixos, podendo gerar prejuízo.

Especialmente no mercado de materiais de construção, sabe-se que as vendas em grande quantidade são mais comuns, por isso, é necessário que os preços correspondam à qualidade dos materiais para se garantir o consumo por parte dos compradores.

Além disso, aplicando as táticas de precificação de produtos, outros proveitos são retirados, como o aumento das vendas e diminuição de prejuízos. E também, proporciona que sejam realizados relatórios mais transparentes sobre o andamento da empresa.

Assim como, assegura as mudanças do mercado para que seus preços estejam sempre de acordo com os objetivos da companhia. Da mesma forma, permite entendimento de quais os pontos mais pesados no orçamento e quais as melhores possibilidades para estas questões.

E por fim, viabiliza mais investimentos para seu negócio, por meio de um controle financeiro mais eficiente e confiável.

 

 

Como precificar seu produto corretamente?

Existem algumas orientações para se considerar ao realizar a precificação de um produto. Por isso, apresentamos três elementos que auxiliam para que os preços se mantenham atualizados e proporcionem a aplicabilidade do processo.

  • Preço de Custo
    O custo de um produto precisa ser considerado, diminuir valores sendo que as vendas finais não cobrirão todos os gastos não é uma boa alternativa. Sempre aplique o custo dos materiais e a divisão de despesas da empresa, para não haver surpresas negativas no final do dia.
  • Lucro
    O lucro é o objetivo principal de todo negócio por isso, avalie e desenvolva sua margem a partir das análises das metas, a viabilidade de compra dos produtos e como andam os valores do mercado.
  • Despesas
    As despesas da empresa precisam ser constantemente acompanhadas e avaliadas, com a finalidade de diminuir gastos e otimizar processos. De forma que, a empresa se sustente em longo prazo e tenha os retornos financeiros rapidamente.

 

Para realizar todos os processos de precificação, muitas empresas utilizam softwares que garantem a eficiência da empresa. Tem interesse? Acesse nosso site e converse com um de nossos consultores.



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