Mercado Varejista: quais suas tendências em 2022?

Não há dúvidas de que 2020 foi o ano mais desafiador para o mercado varejista. A pandemia do coronavírus, obrigou o setor a passar por diversas mudanças e atender a diferentes requisitos em um curto espaço de tempo.

Essas mudanças impostas afetaram diretamente o comportamento do consumidor e muitas empresas perceberam que precisam se adaptar para continuar gerando lucros.

Sabemos que agora é possível analisar o panorama desse mercado após enfrentar uma crise tão séria, e a partir dessa observação, surgiram novas tendências para o varejo no ano de 2022, envolvendo principalmente os recursos tecnológicos.

Pensando nisso, listamos as principais tendências para o varejo nesse ano de 2022. Ficou interessado? Então confira agora mesmo!

youtube

Omnichannel

Essa expressão na sua tradução literal significa “todos os canais”. Novamente, essa é uma das tendências de marketing do varejista, e sua principal estratégia é integrar todos os serviços (online e offline) oferecidos pela empresa com o intuito de melhorar a experiência do usuário.

Conhecendo essa tendência, é fácil perceber que as lojas virtuais e físicas não são concorrentes, pois podem ser fundidas sistematicamente. Portanto, tornar-se um varejista omnichannel possibilita condições para que os consumidores façam compras sob a vontade própria: onde, como e quando desejar!

Customização no mercado varejista

Com a acirrada competição no comércio eletrônico, a alternativa adotada pelos varejistas é oferecer ao público a possibilidade de personalizar os produtos que deseja adquirir. Em geral, esse plano promove bons resultados, mas também traz alguns desafios que podem prejudicar o sucesso da empresa.

Como o mercado varejista investiu muito dinheiro em marketing omnichannel, novas tecnologias para experiência de compra personalizada foram introduzidas tanto online quanto offline.

Os varejistas têm buscado esse tipo de personalização para customizar a experiência de compra, aumentando as vendas e influenciando o comportamento do consumidor.

Pagamentos instantâneos

Com o lançamento do serviço de pagamento instantâneo PIX do Banco Central, o Brasil começou a usar serviços que se tornaram realidade em muitos países.

A sugestão do Pix é se tornar um método de pagamento mais seguro, competitivo e rápido. Alguns de seus recursos incluem transferências e pagamentos em até dez segundos. Isso ainda pode acontecer 24 horas por dia, todos os dias do ano (incluindo fins de semana e feriados).

O Pix também permite que você transfira dinheiro usando apenas o telefone do destinatário ou CPF sem ter que inserir todos os dados da conta. Com ele, você também pode fazer pagamentos em tempo real para lojas e diversos estabelecimentos comerciais.

E-commerce no mercado varejista

O sucesso de qualquer comércio eletrônico, inclusive o varejo, é saber como se posicionar em um mecanismo de busca como o Google, sendo uma tendência essencial em 2022.

Empresas que estão em uma posição favorável nos motores de busca são mais fáceis de encontrar na pesquisa, portanto, seus sites também serão mais visitados.

Shop Streaming

As lojas de mídia de streaming usam tecnologia em tempo real para vendas. Desta forma, podem ser apresentadas informações detalhadas sobre a vitrine e os produtos fornecidos na embalagem. Garante progressivamente às marcas ou empresas mais autenticidade e humanidade.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend