Markup e Margem de Lucro: aprenda a diferença e veja qual aplicar na sua empresa

Precificar corretamente o produto é fundamental para a saúde dos negócios — algo que pode ser feito com maior precisão com o cálculo de markup e margem de lucro. Entretanto, podem surgir algumas dúvidas quanto ao conceito e a utilização dessas análises.

Qual a diferença entre markup e margem de lucro? Quando usar cada um? Como calculá-los? Confira as respostas a seguir!

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Markup e margem de lucro: qual a diferença?

Apesar de estarem relacionados, o markup e a margem de lucro fornecem informações diferentes sobre o lucro de uma empresa.

Enquanto a margem de lucro é a diferença entre o valor de venda e os custos de produção de um produto expresso em porcentagem, o markup é um indicador usado na precificação. Geralmente eles são usados juntos, pois são complementares.

De um lado, temos a margem de lucro, que mostra quanto a empresa lucrou sobre um produto, do outro, temos o markup, que leva em consideração vários fatores (fixo e variáveis) para determinar o preço ideal, mantendo a margem de lucro. Assim é possível fazer uma precificação mais assertiva.

 

Quando usar cada um?

Sem dúvida, a melhor estratégia é incorporar os dois conceitos na hora de definir ou ajustar o preço de um produto.

Dessa forma, é mais fácil fazer uma precificação adequada, diminuindo os riscos de prejuízo por preços baixos demais, ou falta de clientes por preços altos demais.

Entretanto, o markup e a margem de lucro também podem ser usados separadamente para fornecer outros dados sobre a saúde financeira de um negócio.

Por exemplo, a margem de lucro pode ser aplicada para analisar o desempenho da sua empresa e identificar o quanto realmente a empresa está lucrando. Por outro lado, o markup pode ser usado para determinar o preço inicial padrão de venda.

Mas como funcionam na prática?

 

 

Como calcular markup e margem de lucro?

Antes de calcular o markup é necessário calcular a margem de lucro. Para isso, basta dividir o lucro bruto da empresa em um determinado período pelo total de vendas e multiplicar o resultado 100. Ou seja:

Margem de lucro = (lucro bruto / vendas) x 100

Vejamos um exemplo: digamos que uma empresa vendeu R$ 1.000,00 em uma semana. Desse valor, R$ 700,00 representam os custos totais. Logo, o lucro bruto da empresa foi de R$ 300,00. Assim, temos uma margem de lucro de 30%.

Agora, para descobrir o markup precisamos aplicar a seguinte fórmula:

Markup = 100 / [100 – (% despesas fixas + % despesas variáveis + % margem de lucro)]

Então, seguindo o exemplo anterior, digamos, as despesas fixas e variáveis da empresa representam 10% e 15% do lucro bruto, respectivamente. Assim, com uma margem de lucro de 30%, temos o markup de 2,22.

Esse índice pode ser usado para descobrir o preço de venda de um produto. Para isso, basta multiplicá-lo pelo custo de produção em reais. Caso um produto custe R$ 15,00 para ser produzido, seu preço final ideal seria de R$ 33,30, por exemplo.

 

Dessa forma, fica claro o que cada um significa. Enquanto a margem de lucro estabelece a porcentagem que vamos ganhar sobre um produto, o markup ajuda a determinar qual o preço final ideal dele.

 



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