Indicadores Logísticos: 4 KPI’s que a sua distribuidora precisa acompanhar

Você já deve ter ouvido falar dos indicadores de desempenho dentro das empresas. Eles são parâmetros para entendimento dos resultados na cadeia de produção. Portanto, a sua distribuidora precisa acompanhar os indicadores logísticos, também chamados de KPIs.

Os KPIs são os “Key Performance Indicators”, ou ainda, Indicadores Chave de Desempenho. Com esses dados, gerados a partir de informações criadas no dia a dia, métricas com base na realidade da empresa. Assim, são análises que podem colaborar para aperfeiçoar o trabalho, tanto sobre a equipe quanto nas ferramentas usadas na rotina.

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Trazendo os KPIs para a logística

Quando trazemos a ideia dos KPIs para a logística, abordamos questões como obediência aos prazos, capacidade de atendimento baseada no estoque, entre outros. Afinal, compreendemos como logística o conjunto das etapas que compreendem a jornada do produto desde o armazém até o cliente.

Assim, todas as atividades e os processos nos quais elas estão inseridas possuem métricas que podem ser usadas para análise. Com isso, temos uma ação que visa o crescimento da sua empresa, não apenas melhorando a qualidade das operações, como também se preparando para aumento no volume de vendas, por exemplo.

 

Indicadores Logísticos: 4 KPIs que a sua distribuidora precisa acompanhar

1. Pedidos no prazo ou OTD (On Time Delivery)

Esse índice vai ajudar a sua distribuidora a mensurar qual a porcentagem de produtos que chegaram ao cliente dentro do prazo. A fórmula é:

número das entregas dentro do prazo / número geral das entregas no mesmo período x 100

Dentro desse cálculo, o ideal é que a sua distribuidora fique acima de 90%. Veja que o objetivo é apenas a entrega no prazo, não serve para avaliação, por exemplo, se os produtos e sua quantidade estavam certos.

 

 

2. Indicadores Logísticos de Índice de atendimento

Dentro da logística, o índice de atendimento serve para avaliarmos a capacidade da sua empresa de atender seus clientes considerando os produtos armazenados. Afinal, a falta de produtos ou o excesso deles representa problemas na gestão de compras.

 

3. Acuracidade no inventário

O estoque é um setor de extremo impacto nas operações e no sucesso delas, por isso temos esse indicador em nossa lista. A acuracidade no inventário ajuda a identificar falhas entre os dados que constam no sistema e a realidade, portanto, o seu estoque.

Se o número não condiz, é sinal de que há erros no controle de entrada e saída de produtos. Então, podemos ter problemas em relação ao desempenho da equipe ou no sistema.

 

4. Pedido perfeito ou OTIF (On-Time & In-Full)

O indicador conhecido como pedido perfeito avalia vários aspectos do processo, como entrega no prazo, atendimento ao cliente e pedido correto. É o mais completo KPI para a logística, que permite compreender o grau de satisfação do cliente com o desempenho da sua empresa.

O cálculo necessita da porcentagem de outros indicadores para ser feito. A fórmula é:

OTIF (On-Time & In-Full) = P(Atendidos no prazo) x E (Entregues sem erro) x C (Completo porque atendeu especificações do cliente)

 

Esses são os KPIs que a sua distribuidora precisa acompanhar, porque são indicadores logísticos que fazem toda a diferença para uma boa gestão. Aproveite esses recursos para aprimorar o trabalho feito e orientar seu time a melhorar os resultados dessas métricas.

 



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