Indicadores de rentabilidade essenciais para a gestão da sua distribuidora

Dispor de boas ferramentas para a gestão pode ser a diferença entre ter uma empresa possante e vigorosa e uma fadada ao declínio. Assim, as distribuidoras precisam sempre se manter atentas e atualizadas a respeito das melhores formas de medir a saúde do negócio. Para ajudá-lo com isso, hoje, vamos falar um pouco sobre alguns indicadores de rentabilidade essenciais para sua empresa.

Um dos grandes desafios para quem está à frente de uma distribuidora é conseguir uma visão clara e realista das finanças da empresa. Equívocos nesse quesito podem custar muito caro, uma vez que levam a decisões errôneas.

Felizmente, existem ferramentas que podem auxiliar na interpretação dos diversos elementos que compõem o setor financeiro. Entre elas, estão os indicadores de rentabilidade. Vamos a eles.

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A importância dos indicadores de rentabilidade

Muitas pessoas podem acreditar que o lucro é o único ponto a ser considerando sobre a rentabilidade de uma empresa. Porém, isso é um engano. Embora importante, ele é apenas um dos indicadores de saúde financeira.

A rentabilidade precisa ser medida como um todo, levando em consideração alguns outros índices além da lucratividade. Por exemplo, ela pode considerar a relação entre tempo de retorno e investimentos.

Ainda pode considerar ativos, patrimônio líquido, valor de mercado, etc.

Todos esses pontos são importantes para que o empresário saiba, por exemplo, quanto a distribuidora teve de vendas e lucros em um determinado período, qual o valor do estoque, o quanto os produtos armazenados podem perder de valor com o tempo, entre outros.

Retorno sobre ativos

Um desses indicadores fundamentais é o Retorno Sobre Ativos ou ROA. Esse indicador sintetiza a capacidade da empresa em criar retornos sobre seus ativos. Assim, é considerada a capacidade que o conjunto de ativos como pessoal, estoque, equipamentos, possui em gerar retorno dentro de certo período.

Esse indicador é uma excelente ferramenta para a tomada de decisões que envolvam esses ativos, como por exemplo a demissão e contratação de funcionários ou a troca de equipamentos.

 

 

Índice de margem líquida e operacional

Vamos entender como esse indicador é especialmente importante para as distribuidoras. Ele é calculado a partir do coeficiente entre os o custo dos produtos disponíveis e seu preço de venda, para a margem operacional.

Para a margem líquida, se deduz os custos de operação, tributação, etc. A diferença da relação entre os dois é capaz de demonstrar se a receita gerada pelas vendas não está em déficit em períodos comparados, sendo capaz também de indicar as possíveis melhorias para aumentar a lucratividade.

Índice de endividamento

Esse indicador é outro de grande importância para distribuidoras, especialmente para momentos de pouca saída de produtos.

Ele entrega uma visão geral de quanto a empresa deve e também pode ser utilizado para antecipar as dívidas em estratégias financeiras de longo prazo.

Ele também permite a previsão de estratégias mais rentáveis conforme as oscilações do mercado. Além de ser fundamental na tomada de decisões, por exemplo referente ao tamanho do estoque de determinados produtos.

Esperamos que nossas dicas o ajudem a melhorar a visão de rentabilidade de sua distribuidora.

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