Escalabilidade: descubra o que é e como ter um negócio estável

A escalabilidade é um conceito que transmite a ideia de que determinado negócio está apto a se desenvolver e crescer de modo bem planejado e estruturado.

Por isso, um empreendimento que não é pensado para ser escalável enfrenta muitas dificuldades para se adaptar às mudanças geradas pelo crescimento e sua complexidade.

A expansão das suas atividades exige não apenas recursos materiais adequados, mas também uma boa capacidade de gestão para implementar novos processos e sistemas sem comprometer a estabilidade do seu negócio.

Entenda, nos próximos tópicos, como o conceito de escalabilidade pode ser aplicado e sua importância para o sucesso da sua empresa a longo prazo. Acompanhe!

youtube

O que é escalabilidade?

Você já se perguntou como empresas nascidas em uma garagem ou pequeno escritório, como a Google e a Amazon, conseguiram se tornar gigantes e atuar em nível global? O conceito da escalabilidade explica!

A escalabilidade torna possível tirar uma ideia do papel com um investimento inicial pequeno. Além de testar, na prática, se o serviço ou produto tem potencial para ganhar e dominar o mercado, um negócio escalável está em melhoria e adaptação contínua.

Por que negócios escaláveis têm mais estabilidade?

As características da escalabilidade fazem com que o crescimento e as mudanças caminhem sempre lado a lado. Assim, alterações nos produtos e serviços e, consequentemente, nos processos operacionais e até no próprio modelo de negócio podem ser realizadas sem grandes consequências negativas.

Esses motivos explicam, também, porque os negócios não escaláveis estão mais fadados ao fracasso ainda nos primeiros anos de existência.

A falta de flexibilidade para a adaptação contínua, dificuldade de atrair investidores e a incapacidade de abarcar um crescimento repentino, por exemplo, justificam a importância da escalabilidade para manter a estabilidade de uma empresa.

 

 

Qual é a diferença entre escalabilidade horizontal e vertical?

Já vimos que manter um negócio estável está relacionado à escalabilidade, mas você consegue identificar qual tipo é o mais adequado para o seu negócio? Confira as principais diferenças!

Vertical

Um negócio escalável verticalmente vai empregar esforços para ampliar as suas atividades dentro de um determinado segmento de atuação.

Dessa maneira, se a empresa entra no mercado com determinado produto cosmético, por exemplo, vai focar o seu crescimento em cobrir todas as demandas deste setor.

Horizontal

Já um negócio que seja horizontalmente escalável parte do princípio de abrangência e os esforços serão empregados para cobrir as demandas de tantos setores quanto for possível.

Enquanto o crescimento em sentido vertical vai buscar aumentar o número de produtos ou serviços oferecidos num nicho específico, o horizontal buscará dominar e liderar vários setores com as suas soluções.

Uma vez que o melhor tipo de escalabilidade seja identificado, é o momento de estabelecer objetivos e investir algum tempo para desenvolver um planejamento estratégico. No entanto, a capacidade de reinventar a rota deve ser mantida para criar inovações sempre que novas oportunidades forem identificadas.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend