Conhecimento de Transporte Eletrônico: quais suas vantagens

Se você não trabalha em uma transportadora, provavelmente não está familiarizado com o Conhecimento de Transporte Eletrônico. O CT-e, como também é conhecido, é um dos principais documentos fiscais eletrônico, igualmente importante para as transportadoras e para o Fisco. Assim como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a sua emissão e armazenamento são feitos de forma digital.

Entendendo o Conhecimento de Transporte Eletrônico

O CT-e tem como principal finalidade autorizar a documentação da prestação do serviço feita pelo transporte de cargas, como rodoviário, ferroviário, aéreo, dutoviário e aquaviário, para fins fiscais.

Válido em todo o território nacional, o documento é exclusivamente digital, ou seja, não existe uma versão física do CT-e. Disponibilizado no formato de arquivo XML, ele é criado pelo sistema e assinado digitalmente com o Certificado Digital da companhia, sendo posteriormente encaminhado para a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

Como é emitido?

Para cada transporte, é preciso emitir um Conhecimento de Transporte Eletrônico, uma vez que é este documento que registra e grava todas as informações sobre determinado serviço prestado.

A emissão do DACTE só é feita após a aprovação da Sefaz sobre a utilização do documento, que é quando pode se dar início ao transporte. Além de ser válido em todo o território nacional, o CT-e inclui a aplicação de tarifas como o COFINS, ICMS e IR.

Vantagens para as transportadoras

O Conhecimento de Transporte Eletrônico proporciona benefícios não só para o Fisco, como também para as empresas transportadoras. Dentre os benefícios que o CT-e oferece às empresas de transporte de cargas estão:

– Simplificação do cumprimento dos encargos adicionais;
– Diminui a incidência de erros no processo de emissão;
– Diminui as despesas com papel, impressão e tintas, visto que o documento é totalmente digital;
– Diminui despesas com arquivamento de documentações;
– Reduz o tempo de espera durante a fiscalização;
– Simplifica o procedimento de fiscalização, proporcionando ao condutor, em viagens maiores, horas extras no fim do mês;
– Reduz o tempo de parada dos veículos nos postos fiscais;
– Diminui o prazo necessário para efetuar a validação dos fretes, tornando a autorização dos pagamentos mais rápida;
– Reduz a espera durante o procedimento de supervisão;
– Eleva o crescimento da transportadora que faz uso de programa de gestão empresarial;
– Dados e arquivos 100% digitais beneficiam o aplicativo de gestão da companhia, possibilitando o uso de softwares GED.

O que a transportadora deve fazer para poder fazer a emissão do CT-e?

Para que a transportadora possa emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico, ela deverá fazer uso de um software próprio para esta finalidade. A seguir, confira os três passos a serem seguidos para fazer a emissão:

1. Faça o credenciamento na Secretaria Estadual da Fazenda;
2. Obtenha o Certificado Digital;
3. Adotar um software emissor do documento.

Como a Domtec Sistemas pode ajudar?

O software de gestão Yzidro ERP da Domtec Sistemas possibilita a gestão de operações voltadas ao transporte de cargas, gerenciamento de desempenho e manutenção da frota de veículos, oferecendo os dados com rapidez e total segurança.

Dentre as principais funcionalidades do sistema da Domtec para transportadoras estão a emissão de CT-e e MDF-e, o controle de frete e gestão de viagem.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend