Como gerenciar um restaurante: 6 dicas imperdíveis

Com tantas opções no mercado, os consumidores estão mais exigentes e, por isso, as empresas precisam investir constantemente numa gestão de qualidade.

O cenário não é diferente com os negócios do ramo de restaurantes. É necessário estar sempre atento aos detalhes que façam uma diferença positiva.

Confira a seguir 6 dicas imperdíveis sobre como gerenciar um restaurante.

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1. Capacitação profissional

Um gerente tem diversas atribuições, realizas inúmeras atividades simultaneamente e trata com pessoas praticamente todo o tempo, por isso, precisa ser paciente e ter capacidade para solucionar conflitos em sua equipe.

Por isso, não basta boa vontade para gerir um restaurante. É necessário qualificação profissional por meio de cursos e treinamentos nas áreas de administração, liderança, finanças e marketing. É preciso conhecer tudo da área.

 

2. Valorização da equipe

Os funcionários são o motor do restaurante. Eles fazem a comida, entregam os pratos e lidam diretamente com os clientes. Portanto, são os responsáveis pela impressão que o estabelecimento vai deixar no público, seja ela positiva ou não.

É preciso estimular o desenvolvimento profissional, oferecer salários adequados e valorizar quem se destaca são ótimas maneiras de conservar o grupo motivado e, consequentemente, mostrar resultados favoráveis na rotina do restaurante.

 

3. Estratégia de marketing

Implementar estratégias de marketing é essencial para tornar a marca conhecida e, com isso, despertar o interesse de novos clientes. Portanto, é preciso fazer investimento em ferramentas como redes sociais jornais ou cartões de visita.

No entanto, é importante conhecer bem o público para não jogar dinheiro fora. Se o seu público passa a maior parte do tempo na internet, não faz sentido investir em anúncios em rádio e TV, por exemplo. A estratégia deve ser assertiva.

 

 

4. Conhecer a legislação

Começar um restaurante requer conhecer a legislação que rege o setor alimentício para, eventualmente, não correr o risco de cometer alguma infração que possa custar cara para o negócio. É essencial estar sempre dentro da lei.

Também é primordial conhecer os impostos que incidem sobre o estabelecimento para que não fique sem pagar nenhum tributo por falta de informação e, com isso, ter que arcar com multas que façam a empresa sofrer.

 

5. Controle de estoque

Já pensou o cliente não experimentar a comida por falta de itens? Isso gera uma imagem negativa ao estabelecimento. A insatisfação pode fazer com que ele compartilhe a frustração nas redes sociais e aumente a repercussão negativa.

O gestor deve ter o controle total do estoque para que nunca falte nenhum item indispensável. Atualmente, há softwares de gestão, como o Yzidro ERP, que fazem o monitoramento automático do estoque e avisam sempre sobre a entrada e saída de produtos.

 

6. Supervisão dos custos

É fundamental que o gestor conheça a administração financeira do negócio, o que inclui fazer o balanço de vendas e gastos para avaliar o lucro da empresa. Só assim ele pode saber se o restaurante se encontra no caminho correto.

Além disso, é seu dever saber as datas de vencimentos das contas do estabelecimento para que não haja atrasos que prejudiquem a parte financeira. Com isso, o gestor pode fiscalizar se o negócio arrecada mais do que gasta.

 

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