Armazéns Gerais: como reduzir os custos de ociosidade

Já parou para pensar o quanto a produtividade da sua empresa pode estar sendo impactada pela ociosidade dos processos nos armazéns gerais? Esta é uma questão que precisa ser pensada para que custos desnecessários sejam evitados.

O custo de ociosidade nos armazéns gerais interfere nos custos de produção, no setor de vendas do seu negócio e ainda coloca em risco a sua competitividade no mercado. Tudo isso porque a sua empresa deixa de faturar devido às ações e processos ociosos.

Assim, entendemos a ociosidade como a parte do investimento aplicado que não gerou retorno e atinge diretamente o setor financeiro.

Leia este artigo para saber identificar o que tem gerado esses custos e como você pode pensar em soluções para reduzi-los. Acompanhe!

youtube

Entenda o quanto a ociosidade custa para o seu negócio

O primeiro passo para descobrir como reduzir os custos da ociosidade para a sua empresa é saber o quanto ele representa em números concretos.

De forma prática, vemos a ociosidade como o tempo em que os funcionários não estão desempenhando nenhuma função na empresa ou em favor dela.

Quando falamos de logística, temos um exemplo bastante específico: o motorista leva a carga e o caminhão volta vazio, o que significa estado de ociosidade, já que esse retorno não gera lucros para os armazéns.

Ainda que as empresas cobrem uma determinada taxa para cobrir os custos de retorno sem carga, não é uma cobrança bem quista pelos clientes, além disso, se essas organizações trabalham somente com suas próprias mercadorias, acabam ficando limitadas às suas demandas.

Dessa forma, o custo de ociosidade da empresa pode chegar até 60% da capacidade de um veículo, por exemplo, e se refere a um custo alto que acarreta prejuízos concretos ao financeiro do armazém.

 

 

Reduzindo os custos de ociosidade nos armazéns gerais

Tendo em mente de onde esses custos desnecessários estão surgindo, já se pode tentar solucionar esse problema. Preparamos alguns passos a serem seguidos para te ajudar. Veja!

  • Mapeamento de atividades: observe as atividades que não estejam dando bons resultados, identifique quais podem ser aperfeiçoadas e quais podem ser descartadas sem prejudicar o negócio.
  • Criação de metas: definir onde se quer chegar é o ideal para se obter um planejamento adequado.
  • Aluguel do maquinário: quando se percebe uma demanda baixa que deixa o maquinário parado, uma boa solução pode ser alugar para outra empresa, evitando a ociosidade.
  • Transferência de funcionários para outro setor: no caso de máquinas paradas para manutenção, os funcionários podem trabalhar em outro setor para dar continuidade à produção.

Em meio a essas estratégias é necessário saber acerca da experiência dos colaboradores para operar máquinas diferentes das habituais, pois isso pode gerar acidentes de trabalho e novos problemas para a empresa.

Portanto, é extremamente importante ter um planejamento que englobe todas essas realidades, inclusive pensando em investir em capacitação e treinamento das equipes como outra forma de reduzir os custos de ociosidade.

Usando a tecnologia como aliada para combater a ociosidade nos armazéns gerais

Utilizar um sistema de gestão integrado (ERP) é uma maneira eficaz de reduzir os custos de ociosidade dos armazéns, já que essa solução favorece a comunicação entre as áreas e diminui o tempo gasto no fluxo de trabalho.

Essa é uma tecnologia que proporciona aos gestores uma visão ampliada de todos os processos, o que facilita a identificação das ações em ócio. Com o ERP, o gestor consegue ter noção da necessidade de matéria-prima e a capacidade produtiva ao longo das etapas de produção, além de integrar todas as informações com o setor financeiro.

Logo, tendo esses dados em mãos, se consegue planejar de forma eficiente para distribuir a produção regularmente, diminuindo a ociosidade.

 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?



WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp - Online
Preencha os campos abaixo e inicie uma conversa no WhatsApp com nossos consultores sem compromisso!
Send this to a friend