3 dicas inovadoras para sua loja de roupas vender mais

Investir em um negócio na área de moda exige diversos conhecimentos e novidades constantes para conquistar clientes e sua loja de roupas vender mais. Não tem ideia de como fazer isso? Veja neste post 3 dicas inovadoras que vão ajudar a sua loja.

1. Encante: crie um ambiente cheio de personalidade

Se você quer atrair as pessoas para sua loja de roupas e fazer com que permaneçam no local, comprando mais e mais peças, é preciso transformar o momento da compra em uma experiência agradável, que encante os clientes. E já que a primeira impressão é a que fica, invista em um ambiente repleto de personalidade para sua marca.

Vitrine

Para começar, prepare uma vitrine que chame a atenção do público que realmente tem potencial para ser seu cliente. Vista os manequins com looks compostos pelas últimas novidades da loja, acrescente alguns objetos como balões e adesivos, e atente-se à iluminação. É possível montar até vitrines temáticas, de acordo com datas especiais como Dia das Mães e Dia das Crianças.

Não é preciso preencher todo o espaço com os itens, afinal, a vitrine tem a função de despertar a curiosidade do cliente. Assim, ela deve ser limpa, iluminada e organizada.

Interior da loja

Se o cliente foi atraído pela vitrine, é hora de convencê-lo que sua loja é a ideal para ele. Organize o interior da loja de roupas em setores, distribuindo as peças por categoria ou por ocasião em que podem ser utilizadas – como araras apenas para blusas e casacos, um espaço só para vestidos, e prateleiras para as calças.

Evite sobrecarregar o local com muitas peças, pois isso tira o foco do cliente e pode espantá-lo, devido à desorganização.

Além da boa distribuição de produtos, lembre-se que o ambiente deve ter boa iluminação para que as roupas sejam visualizadas facilmente, e a música deve ser escolhida de forma criteriosa – nada muito alto, ou de um gênero que não seja consenso para a clientela. Hoje em dia muitas lojas também criam um ambiente agradável com o uso de aromas, a fim de que o cliente se lembre da marca graças a todos os sentidos, inclusive o olfativo.

Identificação visual

Não basta ter uma vitrine chamativa e uma loja perfeitamente organizada se sua marca não estiver presente em cada detalhe do espaço. A identificação visual é fundamental para que o público grave o nome, o logotipo e até o slogan da loja.

Enriqueça a informação visual que você leva aos clientes com um bom padrão de cores, letras, formas e figuras. Assim, seu negócio terá personalidade e será lembrado com mais frequência por todos.

2. Invista em uma gestão de qualidade para sua loja de roupas vender mais

Uma boa gestão faz toda a diferença no negócio, afinal, ele não pode agradar apenas visualmente, deve ser ser funcional. Em outras palavras, é a qualidade da gestão que vai influenciar no controle dos processos da loja, das compras de produtos com os fornecedores (ou matérias-primas, no caso de comércios de fabricação própria) e estoque às vendas e emissões de nota fiscal. Mesmo uma loja pequena precisa gerenciar de forma eficaz suas atividades.

No dia a dia, fazer isso manualmente, com planilhas e um sistema para cada item, pode ser extremamente complexo – além de inseguro, caso ocorra uma pane e sua empresa perca os dados. Por esse motivo muitos tem implantado softwares ERP para controlar tudo uma única plataforma (veja 7 questões para entender por que sua empresa precisa de um software ERP).

Com um ERP (Enterprise Resource Planning), é possível gerenciar, por exemplo:

  • Estoque: o sistema inclui ferramentas muito úteis para o dia a dia dos lojistas, como formação de preço de custo e venda, classificação do mix de produtos, inventário e dados para que a manutenção do estoque seja feita adequadamente;
  • Compras: no ERP é possível fazer solicitação de compras, cotações, pedidos, gestão de preços, registrar a entrada de mercadorias e muito mais;
  • Vendas: soluções ERP incluem as funções de orçamento de vendas, PDV (frente de caixa), processo de venda automatizado, impressão de cupons, entre outras;
  • CRM (Gerenciamento de Relacionamento com Cliente): em qualquer negócio um bom relacionamento com o cliente faz toda a diferença. Nas lojas, esse aspecto é ainda mais importante e, com o ERP, seu empreendimento pode se destacar nesse quesito. Graças à ferramenta de CRM é possível classificar os clientes, ter acesso ao perfil e preferências de compra de cada cliente, e verificar relatórios gerenciais que servem de insumo para sua loja mudar as estratégias de marketing e de gestão para ter ainda mais sucesso no mercado.

Além da contratação de um software ERP de qualidade, fazem toda a diferença na gestão a motivação de equipe e as promoções bem planejadas (e divulgadas).

3. Relacione-se: Mantenha o cliente atraído pela sua loja

A ferramenta de CRM é um bom começo para fortalecer seu relacionamento com o cliente, mas é preciso ir além. Dedique certo tempo – e dinheiro – para trabalhar a comunicação com o cliente como um todo, seja em posts sobre novidades nas redes sociais e blog corporativo, seja por meio de e-mail marketing com promoções exclusivas ou no atendimento ao cliente rápido e eficaz.

Considere também investir em estratégias de fidelização, como um clube de vantagens, cupons de desconto e programas de fidelidade com acúmulo de pontos. Assim, seu cliente se sente especial, volta a comprar, recomenda seu negócio e faz a sua loja de roupas vender mais.

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